A Neurologia é a especialidade da medicina responsável por estudar as doenças que acometem o sistema nervoso central, periférico e autônomo. É uma área vasta, com sintomas que variam de dor de cabeça (cefaleias), crises epilépticas, tonturas, até perda de força, fala e desequilíbrio súbitos, como ocorre no acidente vascular cerebral (AVC), por exemplo.
O neurologista é o profissional que também avalia e trata distúrbios de memória, demências (como Alzheimer), transtornos do sono, tremores, Doença de Parkinson.
Os exames que o neurologista pode fazer compreendem eletroencefalograma, utilizado na investigação de epilepsias, eletroneuromiografia, para estudar doenças do sistema nervoso periferico, ultrassonografia, polissonografia, dentre outros – dependerá da doença do paciente e da subespecialidade que o neurologista fizer.
O tratamento é personalizado para cada paciente – nesse sentido, é fundamental uma consulta médica minuciosa para o diagnóstico correto da doença neurológica e, posteriormente, a decisão de optar pelo tratamento mais adequado.